Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Campanha salarial
Não pagar nosso sobre esforço é o maior furto contra os trabalhadores
sem imagem

Depois de impor aos trabalhadores um reajuste ZERO nos salários em 2015, a Vale vem com outro ZERO no pagamento da PLR da categoria. Este roubo contra os trabalhadores está sendo arquitetado justamente quando a Vale bate novo recorde de produção, com 345,9 milhões de toneladas de minério de ferro em 2015, aumento de 4,3% em relação ao ano anterior. Só em Carajás foram produzidas 129,6 milhões de toneladas, 8,3% acima do volume alcançado em 2014. A empresa espera produzir mais 90 milhões de toneladas com o início de operação do S11D.

As artimanhas da Vale são as mesmas. Coloca seus chefetes para plantar o terror entre os trabalhadores, atemorizando a todos com ameaças de desemprego e falando de crise, queda de preço do minério, economia da China, nunca falando que os trabalhadores continuam se sacrificando, para manter nas alturas a produção em constantes recordes.

A Vale precisa entender que vem saqueando nossa economia familiar. Prejudicou nossa condição salarial com o reajuste ZERO (menos para o FGTS, no 13º salário, nas férias, no INSS) e agora vem com mais este escandaloso ZERO sobre a PLR que poderia chegar até sete salários. Precisa entender também que a PLR já faz parte de um planejamento familiar e que qualquer corte fará com que passemos extrema dificuldade para equilibrar nossas contas, reduzindo drasticamente nosso padrão de vida.

MÁ GESTÃO ENCOLHE A EMPRESA

Apesar dos trabalhadores estarem se matando para produzir mais e em condições de trabalho cada vez piores por causa dos cortes para geração de caixa, a Vale deve anunciar prejuízo financeiro no balanço que será apresentado em 25 de fevereiro. Mas o que está claro é que os trabalhadores garantiram os recordes e não podemos ser penalizados pelos erros de gestão administrativa.

Os balanços trimestrais mostram regularmente o crescimento da produção, resultado dos braços e empenho dos trabalhadores. Que culpa têm os trabalhadores se os gestores da Vale fazem maus contratos, se estão vendendo ativos, reduzindo o tamanho da empresa, invertendo a lógica expansionista que a transformou na segunda maior mineradora do planeta?

Não foi este o compromisso que o presidente Murilo Ferreira assumiu em reunião com os sindicatos de todo o País, de que valorizaria os trabalhadores, que reduziria os acidentes no trabalho e que implementaria políticas que garantissem todos os nossos direitos e melhores condições de trabalho. Estamos vendo aí a tragédia de sua palavra, com milhares de demissões, reajuste ZERO nos salários, ameaça de novo ZERO para a PLR e uma atuação interna de assédio moral contra os trabalhadores. AVale está promovendo um verdadeiro desmonte nos direitos dos trabalhadores, pensando pequeno numa empresa que sempre foi grande.

Os trabalhadores em todo o País se mobilizam para denunciar esta prática, para mostrar que a Vale saqueia nossas famílias e que promove também um grande ZERO em termos de responsabilidade social.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial