Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Interdito proibitório
A truculência da Vale não tem limite e ameaça
sem imagem

Vale conseguiu na 1ª Vara do Trabalho de Parauapebas, na segunda feira, 2 de março, uma liminar de “Interdito proibitório” contra o METABASE CARAJÁS, determinando que, em quaisquer movimentos organizados na defesa dos interesses dos trabalhadores, fiquemos impedidos de “obstruir o acesso à portaria do complexo das minas de Carajás, portaria do site Salobo, portaria do site Sossego, portaria do site S11D, portaria das minas N4, N5, Manganês do Azul e da estrada de ferro Carajás, sob pena de multa diária no valor de R$ 15.000,00 por dia de descumprimento”.

Em sua ação, a Vale alegou ao juízo que o METABASE CARAJÁS integra o Grupo RENOVAÇÃO, com coordenação em Belo Horizonte, e visava coibir a iniciativa orientada de paralisar todas as minas representadas pelos sindicatos que compõem esta unidade de representação sindical.

Os patrões afirmam que, apesar do direito de greve, o movimento de paralisar portaria impediria o acesso dos funcionários ao trabalho e da população a hospital e aeroporto localizados em Carajás. Para garantir sua posse patrimonial, a empresa chegou a solicitar o uso de força policial, que foi indeferida na liminar.

Esta é mais uma demonstração da truculência da Vale, que toma medidas coercitivas para impedir o direito de organização e a luta dos trabalhadores pelos seus sagrados direitos.

Devemos esclarecer a todos os companheiros, no entanto, que todos os sindicatos unificados pelo Grupo RENOVAÇAO estarão se encontrando em reunião onde serão deliberadas ações mobilizadoras para exigir que o padrão de renda de nossas famílias não seja saqueado como estão fazendo, impedindo que possamos cumprir nossas obrigações e compromissos financeiros.

Não vamos arredar pé desta luta para recompor nossa renda, agindo com consciência e responsabilidade, sem expor trabalhadores à sanha de aventureiros que pregam um “oba-oba” que não pensam na estabilidade dos companheiros e garantias às nossas famílias.

Cumpriremos com responsabilidade todos os recursos exigidos na lei para nossos movimentos de negociação ou de greve, como sempre fizemos, mas faremos tudo que for necessário pelos nossos direitos e zelando pela integridade de todos os companheiros.

A luta é de todos... com unidade... responsabilidade e força na defesa dos direitos!

doc

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial