Responsabilidade coletiva e consciência de classe! Isto é o que pode ser definido para os trabalhadores da Vale no S11D, que participaram maciçamente da Assembleia realizada neste dia 27, não apenas com a presença, mas se pronunciando e definindo pela aprovação do Acordo Coletivo Específico 2018/2019, nos termos da negociação entre a empresa e o Sindicato.
Sabemos todos das graves ameaças que todos os acordos coletivos passaram a ser discutidos em todo o País após o golpe contra os direitos celetistas da “reforma trabalhista” pela influência do patronato no governo Temer.
Trabalhadores de todo o País estão indo para as negociações coletivas com uma legislação draconiana para suprimir direitos conquistados e conosco não foi diferente.
Felizmente, a sensibilidade social venceu em nossa negociação do Acordo Coletivo Específico do S11D e mantivemos todos os direitos já conquistados em acordos anteriores.
om a decisão dos trabalhadores foi autorizada a implementação do turno fico de 3 x 3, defendido pelos trabalhadores junto ao sindicato.
Abaixo, enumeramos as principais decisões, defendidas pelos trabalhadores e aprovadas na assembleia.