Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
PLR -VALORIZADA
Números apontam mais uma PLR que acompanham recordes da Vale
sem imagem

Os trabalhadores na Vale poderão receber no próximo ano um valor de PLR muito próximo do recorde que a categoria alcançou no ano passado.

Apresentação de resultados do segundo trimestre de 2018 aponta uma estimativa de PLR de 5,93 salários em média, apesar de todas as dificuldades que a empresa enfrentou na variação dos preços do minério de ferro internacionalmente e variações do dólar e volumes de vendas. Numa projeção pessimista, com aferição do painel de fatores de 1,0 a média chegaria a 3,96 salários, saltando para os 5,93 salários com um resultado de 1,5 na aferição dos resultados. Com uma expectativa positiva para os dois últimos trimestres do ano, principalmente neste terceiro o número médio de salários a ser distribuído pode ganhar fôlego, diante da produção crescente e do esforço na redução de custos.

Esta expectativa positiva para recebimento da PLR acontece, devemos registrar, diante de fatores que influenciam os resultados e sobre os quais os trabalhadores não têm controle, como o volume de vendas, preços dos produtos da Vale, cotação do dólar. Três outros fatores são de risco para os trabalhadores: número de empregados, custo de produção e reajustes nos salários. Definitivamente não podemos querer demissões de trabalhadores para o bolo da PLR ser dividido por menos companheiros, cabendo uma fatia maior para cada um, nem desejamos ficar sem reajustes salariais e diminuição de custos que impactem em nossa remuneração global e maior sacrifício no trabalho.

O importante é que a PLR passou a oferecer remunerações mais justas para os trabalhadores, depois que conseguimos, através de negociações coletivas, mudar o modelo de aferição dos resultados, eliminando fatores que nos prejudicavam no cálculo do direito.

Quando tivemos um resultado negativo com PLR zerada em 2015, atribuíram às mudanças que propusemos, acusando ter sido responsabilidade do L (de lucros) que a custo conseguimos da Vale para incrementar na apuração que previa apenas Participação nos Resultados. Os lucros fabulosos da empresa passaram a nos favorecer. Com as negociações sindicais, conseguimos que a PLR valorizasse mais os trabalhadores, chegando a categoria a receber até 7 salários pelo direito no ano passado.

Com o modelo anterior de cálculo jamais teríamos alcançado o valor recebido de PLR em 2017 e já demarcando uma nova conquista sobe os resultados de 2018.
Esta é a importância da unidade dos trabalhadores e do aparelhamento do Sindicato para exigir condições melhores para a categoria junto à direção da empresa, retornando para nossas famílias uma renda considerável pelo grande empenho que dedicamos ao trabalho, nos sacrificando, para gerar os recordes espetaculares apresentados sistematicamente pela Vale.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial