Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Direito de Moradia
Ação do sindicato barra as ameaças de demissões
sem imagem

Após mobilização do METABASE CARAJÃS com os trabalhadores na Mina do Sossego e demonstrada nossa intenção de buscar a justiça e o Ministério Publico do Trabalho (MPT) contra pressão exercida pela Vale para forçar companheiros que residentes em Parauapebas a mudarem moradia para Canaã, a empresa se reuniu com o Sindicato no último dia 31, para atender exigências da entidade que protegem os companheiros e suas famílias do transtorno da eventual mudança.

Num levantamento inicial da empresa com 553 trabalhadores no Sossego, mas que residem em Parauapebas, 327 companheiros aderiram à proposta de mudança para Canaã. Para estes trabalhadores, no momento da mudança, cada um receberá 1,5 salários e a empresa arcará também com os custos da mudança. Terão ainda alguns benefícios, como isenção da joia caso queiram se associar ao Clube do Sossego, que tem toda a estrutura de lazer para os fins de semana. A empresa fez convênio com a escola “Equipe†para absorver dependentes que estejam estudando, além de garantir também o mesmo convênio com a escola Dom Bosco, caso a primeira não tenha as vagas suficientes.

Mais importante ainda, os 226 trabalhadores que ainda não aderiram à proposta de mudança não serão demitidos, sendo realocados em outras unidades da empresa, como a mina de ferro e Salobo.

Ficou acertada uma reunião mensal com participação do Sindicato para monitorar a situação de cada um destes companheiros, para que não sofram qualquer forma de assédio. Qualquer demissão de trabalhador como forma de pressão será denunciada imediatamente ao Ministério Público do Trabalho (MPT), para que sejam tomadas as medidas necessárias de proteção dos companheiros.

A Vale também retirou o limite inicial que havia definido para implementar as mudanças. O transporte vai continuar normalmente e todos os trabalhadores devem se tranquilizar, não tomar nenhuma mudança de residência precipitada pela pressão.

Alertamos cada companheiro que informe imediatamente ao sindicato qualquer pressão, para que seja denunciado o agente que o atormenta.

mobilizacao mobilizacao mobilizacao

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial