Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Termo de Acordo Preliminar
Vale fecha acordo para pagamento de indenizações e Macarrão cobra manutenção de empregos
sem imagem

O presidente do METABASE CARAJÃS, Raimundo Nonato Alves Amorim (Macarrão) vem participando ativamente de todas as reuniões do Conselho de Administração da Vale, ainda em seu mandato como membro representante dos trabalhadores (suplente) e faz parte das decisões para socorrer as vítimas da grave tragédia ocorrida no dia 25 de janeiro, em Brumadinho.

Em reunião neste dia 20 de fevereiro, o Conselho de Administração da Vale autorizou a assinatura de um Termo de Acordo Preliminar (TAP) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais com a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, a Advocacia-Geral da União, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União, além de representantes dos atingidos.

Por este TAP serão beneficiadas todas as pessoas com registro na cidade de Brumadinho até a data do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, além das comunidades que vivem até 1km do leito do Rio Paraopeba, desde Brumadinho até a cidade de Pompéu, na represa de Retiro Baixo. Ficou assegurado o adiantamento de indenizações, com pagamentos mensais de um salário mínimo para adultos, meio salário mínimo por adolescente e 25% de um salário mínimo para crianças, durante um ano.

Ainda pelo acordo todos os atingidos terão assessoria técnica para negociações suas indenizações individuais.

Segundo dados do IBGE, apenas em Brumadinho tinham identificados 39.520 moradores em 2018, mas este número deverá crescer bastante pois os benefícios serão estendidos às comunidades que estiverem até um quilômetro do Rio Paraopeba, até a cidade de Pompéu, na represa de Retiro Baixo.

Macarrão afirma que todos os conselheiros se reúnem em um clima de total sensibilidade para sanar os graves problemas sociais após a tragédia com a barragem.

Firmou também que uma de suas principais preocupações, além da questão dos atingidos, está na permanente exigência junto aos demais conselheiros pela preservação dos empregos de todos os trabalhadores e garantia de pagamento de todos os seus direitos enquanto perdurar a paralisação de minas onde estão sendo desativadas barragens a montante.

O conselheiro lembra a grande responsabilidade social da Vale, muito além de uma ação de solidariedade e reparação, mas de socorro imediato e manutenção da condição de sobrevivência de todas as famílias.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial