Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Negociações
Categoria decidirá sobre proposta para o Acordo de Trabalho Específico
sem imagem

Em reunião realizada neste dia 6 de junho, a comissão de negociações da Vale atendeu à reivindicação do Sindicato para que o Acordo Coletivo de Trabalho Específico 2019 dê a todos os trabalhadores a tranquilidade necessária, diante das dificuldades enfrentadas pela mineração desde o trágico acontecimento de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano.

O presidente do Sindicato reivindicou à empresa para que façamos um Acordo Específico com a validade de dois anos, de forma a garantir todos os direitos até então estabelecidos e que representasse também uma garantia de empregos.

Um dos grandes trunfos do acordo coletivo nacional de 2018 e também em compromisso assumido pela Vale, em reunião com o METABASE CARAJÁS no Tribunal Superior do Trabalho (TST), garantiu o direito ao “Prêmio Assiduidade”, que substituiu as horas in itinere, validando este direito por dois anos, renováveis por outros dois anos. O direito garantido por 4 anos superou a severa ameaça que sofremos de perdê-lo pela reforma trabalhista, implementada pelo Governo Temer, em 11/nov/2017.

Caso não tivéssemos garantido este direito, que passou a ser pago antecipadamente pelo acumulado de seis meses, em janeiro e julho de cada ano, estaríamos hoje em verdadeiro estado de guerra para mantê-lo.

Na reunião, a Vale apresentou sua contraproposta, que será votada pelos trabalhadores nas assembleias que realizaremos na próxima semana.

Agimos com responsabilidade, para garantir empregos e todos os direitos.
Devemos, no entanto, lembrar aos trabalhadores para a importância de fortalecermos a estrutura do sindicato,
para que nossa luta seja sempre vitoriosa e assegurar direitos que são atacados pelas reformas em curso.


Somente com nossa organização e mobilização poderemos garantir nossas conquistas.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial