Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Licença ambiental
EMPREGO GARANTIDO: Proteção para os trabalhadores em Serra leste
sem imagem

As dificuldades burocráticas para liberação de licenças ambientais têm trazido muita preocupação e sofrimento para os trabalhadores da Vale em Serra Leste.

Há muito tempo com suas atividades paralisadas, cerca de 780 trabalhadores vivem assombrados com as ameaças de demissão, férias forçadas ou colocados em casa com salários reduzidos.

O METABASE CARAJÃS vem se esforçando em negociações com a Vale e teve o importante apoio do Governo do Pará, para superarmos esta situação que afeta não apenas os trabalhadores, mas as famílias e toda a comunidade, que vivem dos recursos e das condições sociais propiciadas pela atividade da mineração.

O presidente do Sindicato, Raimundo Nonato “Macarrão†se reuniu inúmeras vezes com a Vale, além de outros membros do Sindicato, que estiveram em mobilizações em Curionópolis, e nosso esforço está sendo coroado com mais uma vitória para garantir os empregos dos trabalhadores e as condições sociais no município.

Temos que comemorar o anúncio que está sendo realizado pelo Governo do Estado e Vale, confirmando o processo de liberação da licença ambiental. Apesar de sabermos que o processo demanda um tempo para concluir a licença, conseguimos que a Vale faça a transferência temporária de todos os trabalhadores para a Mina de Ferro Carajás, para que mantenham sua atividade laboral e os empregos.

Esperamos que todos voltem o mais breve possível à operação em Serra Leste após superada definitivamente a licença ambiental. Os trabalhadores devem ser transferidos gradativamente, se submetendo a treinamentos e terão garantido o transporte entre Curionópolis e o local de trabalho.

Macarrão lembra que “esta é mais uma vitória dos trabalhadores junto com o METABASE CARAJÃS contra o desemprego, evitando também soluções que deixassem os companheiros sob tensão ou com salários reduzidos por estarem sem atividadesâ€.

O presidente do Sindicato enfatiza a unidade dos trabalhadores para "resistirem contra medidas que possam prejudicar os direitos conquistados e também ressalta a importância do diálogo na construção das melhores condições sociais e de trabalho". Lembra que a garantia de operação da empresa interessa a todos e o empenho do Governo do Estado do Pará junto com o Sindicato garante as condições para a empregabilidade.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial