Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Mina Salobo
Acordo pode garantir direito e 5 anos de retroatividade de Periculosidade
sem imagem

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, na sede do METABASE CARAJÃS, pode ter sido dado um passo decisivo para que os trabalhadores mecânicos e outros que exercem a função de lubrificadores, na Mina do Salobo, possam estar garantindo uma das maiores conquistas, que há muito vem sido encaminhada pelo Sindicato com ação judicial.

O Sindicato encaminhou ação para garantir o direito dos trabalhadores ao pagamento do adicional de periculosidade de 30% dos salários, daqueles que trabalham em situações de risco.

Após longo tempo de negociações com a empresa e usando a cláusula para "solução de conflitos", hoje a diretoria do METABASE CARAJAS, acompanhada por advogados do Sindicato e da Vale, discutimos uma proposta apresentada pela empresa para quitação deste direito.

Depois de muita discussão, as partes chegaram a uma proposta de pagamento de 80% de todo o valor devido de adicional de periculosidade em uma única parcela, sendo retroativo até cinco anos acumulados. Esta proposta será apresentada aos trabalhadores em assembleia para que decidam ou não sobre a aprovação, evitando que se transforme numa causa de longos anos de discussão na Justiça e garanta imediatamente o direito dos companheiros.

O presidente do Sindicato, Raimundo Nonato "Macarrão", considera a "negociação como uma oportunidade concreta de garantir o direito dos trabalhadores, sem abrir mão da melhor condição para a categoria". Salientou "a morosidade que os processos trabalhistas transcorrem na justiça e todos os prejuízos sobre os direitos nas reformas do Governo e devemos fazer de tudo para manter as conquistas da categoria".

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial