P?gina Principal
Dire??o do Metabase Caraj?s
Historia do Sindicato
Departamentos internos
Documentos diversos
Acordos Coletivos de Trabalho
Edi??es de Jornais e Boletins
Aceese a webmail

Não fique só, fique sócio. Sindicalize-se

 

    Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
Mina Salobo
Acordo pode garantir direito e 5 anos de retroatividade de Periculosidade
sem imagem

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, na sede do METABASE CARAJÁS, pode ter sido dado um passo decisivo para que os trabalhadores mecânicos e outros que exercem a função de lubrificadores, na Mina do Salobo, possam estar garantindo uma das maiores conquistas, que há muito vem sido encaminhada pelo Sindicato com ação judicial.

O Sindicato encaminhou ação para garantir o direito dos trabalhadores ao pagamento do adicional de periculosidade de 30% dos salários, daqueles que trabalham em situações de risco.

Após longo tempo de negociações com a empresa e usando a cláusula para "solução de conflitos", hoje a diretoria do METABASE CARAJAS, acompanhada por advogados do Sindicato e da Vale, discutimos uma proposta apresentada pela empresa para quitação deste direito.

Depois de muita discussão, as partes chegaram a uma proposta de pagamento de 80% de todo o valor devido de adicional de periculosidade em uma única parcela, sendo retroativo até cinco anos acumulados. Esta proposta será apresentada aos trabalhadores em assembleia para que decidam ou não sobre a aprovação, evitando que se transforme numa causa de longos anos de discussão na Justiça e garanta imediatamente o direito dos companheiros.

O presidente do Sindicato, Raimundo Nonato "Macarrão", considera a "negociação como uma oportunidade concreta de garantir o direito dos trabalhadores, sem abrir mão da melhor condição para a categoria". Salientou "a morosidade que os processos trabalhistas transcorrem na justiça e todos os prejuízos sobre os direitos nas reformas do Governo e devemos fazer de tudo para manter as conquistas da categoria".

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial

 


SINDICATO METABASE CARAJÁS

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Ferro e Metais Básicos de Marabá, Parauapebas, Curionópolis e Canaã dos Carajás-PA
Rua Cinco nº198 - Cidade Nova - Parauapebas / PA
CEP: 68515-000 - Telefone.: (94) 3346-0232 - E-mail: sindicato@metabasecarajas.com.br