Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Negociações ACT
SINDICATO OFICIALIZA À VALE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA
sem imagem

O METABASE CARAJÁS entregou à Vale, na manhã desta segunda-feira, 26 de agosto, a Pauta de Reivindicações dos trabalhadores que será negociada até a data-base de 1º de novembro para estabelecer o novo Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020.

Temos nesta campanha salarial a preocupação de renovar e consolidar todas as conquistas dos acordos anteriores, estabelecer a garantia de emprego e fazer as correções justas nos salários e cláusulas econômicas do acordo vigente. Além do reajuste pelo INPC acumulado desde a última data-base, a categoria reivindicou um ganho real de 10% e definir um piso salarial de R$ 2.500,00 dentro da empresa.

O presidente do Sindicato, Raimundo Nonato Macarrão, ressalta algumas reivindicações apresentadas pelos trabalhadores como resposta à política da própria Vale, que vem pometendo benefícios para chefias permanecerem na região. “Os trabalhadores reivindicam o retorno dos dois salários para permanecer em área remota, como também um ‘Bonus de Atração e Retenção de 25% calculados sobre a Participação nos Lucros e Resultados’, cartão alimentação de R$ 1.700,00, adicional noturno de 90%, adicional de transferência de 30% do salário base, reembolso educacional de 100% desde o ensino fundamental até cursos de doutorado, um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, e demais pontos de pauta para que nossas famílias tenham qualidade nas condições de vida social”, afirma Macarrão. A “Pauta de Reivindicações” é composta de 53 pontos e deve ser ainda acrescida nas discussões com os demais sindicatos que compoem as mesas de negociações com a Vale.

O presidente do Sindicato lembra que “esta é a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho nacional, que necessita de uma grande mobilização dos sindicatos e dos trabalhadores em todo o País, principalmente diante das mudanças ameaçadoras que o governo Federal implementa na legislação trabalhista, sempre prejudicando o direito dos trabalhadores. Tão logo a empresa receba a pauta de todos os sindicatos e comece o processo de negociações, o Sindicato publicará imediatamente os boletins eletrônicos, diretamente da mesa de negociações, para manter os trabalhadores plenamente informados. A hora é de mobilização e unidade pelos direitos conquistados, pela garantia de empregos e salários dignos.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial