Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Negociações ACT
Vale apresenta primeiras propostas
NEGOCIAÇÕES CONTINUAM DIA 5
sem imagem

A Vale apresentou aos sindicatos nesta quarta-feira, 30 de outubro, suas primeiras contrapropostas para acordo coletivo, abordando basicamente cláusulas sociais. Nova reunião, já está agendada para o próximo dia 5 de novembro, quando a empresa deverá apresentar proposta econômica sobre os itens da Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores.

A primeira contraproposta da empresa aborda nove pontos:

  • MANUTENÇÃO DO PLANO DE SAÚDE

A empresa garante o plano de saúde sem qualquer alteração, mantendo o mesmo nível de participação dos trabalhadores. Na reunião, os sindicatos foram unânimes em reclamar da dificuldade para a compra de medicamentos e marcação de exames em todas as regiões;

  • MANUTENÇÃO DOS BENEFÍCIOS

Ficam assegurados também os benefícios como cartão alimentação, seguro de vida complementação de auxílio doença, auxílio funeral, adiantamento de férias e 13º salário, reembolso curso supletivo, negociação da PLR com os sindicatos;

  • 13º CARTÃO ALIMENTAÇÃO

Pagamento em até 10 dias úteis após a assinatura do acordo;

  • REEMBOLSO EDUCACIONAL

Na sua proposta a empresa indica o fim das restrições hoje existentes nos cursos a serem realizados, como também na possibilidade de um novo curso e tempo mínimo de empresa para ter acesso ao direito, através de autorização dos supervisores.
Fica garantido por acordo a partir do 5º ano de empresa, mantendo as demais regras. A empresa garantirá também o reembolso nos cursos de tecólogos para quem já recebe o direito.

  • ADICIONAL NOTURNO

A empresa propõe manter a cláusula atual do “Adicional Noturno” para os Sindicatos que concordarem com o modelo atual praticado pela empresa e estabelecido no último Acordo Coletivo.

  • REGULAMENTAÇÃO DO TELETRABALHO

A Vale quer regulamentar o “Teletrabalho”, quando houver interesse nesse sentido pelo trabalhador e tanha a concordância do “Gestor”. A avaliação deste profissional será realizada pelo resultado (produção) e não pelo tempo de serviço prestado. O trabalhador que fizer esta opção fica desobrigado de comparecer à empresa e terá que arcar com os recursos necessários para o trabalho, como energia, custo de internet, alimentação e outros, além de respeitar as normas de saúde e segurança no local onde presta o serviço;

  • HORÁRIO DE TRABALHO QUANDO EM VIAGEM

Todo trabalhador em viagem que for deslocado para outra área fica sujeito ao horário praticado no local onde passou a prestar o serviçp.

  • AMPLIAR O PRAZO PARA ALTERAÇÃO DE FÉRIAS 

A empresa propõe reduzir o prazo para alteração de férias de 45 para 35 dias.

  • PATENTES

A vale pretende fazer mudanças na norma de patentes, de forma a definir a metodologia de retribuição aos trabalhadores que tenham desenvolvido projetos ou instrumentos para utilização no trabalho. O objetivo visa ainda garantir segurança jurídica para empresa.

  • CRECHE E AUXÍLIO-BABÁ

Neste ponto, a empresa pretende estender às áreas de Tubarão, EFVM e Porto Sul os benefícios já estabelecidos em outras áreas.

 

 foto

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial