TRABALHADORES E FAMILIARES PRECISAM DE TRANQUILIDADE PARA ISOLAR A DOENÇA
Em reunião por videoconferência, o presidente do Sindicato, Raimundo Nonato (Macarrão), cobrou da empresa a manutenção da concessão do “Cartão Alimentação Extra” para todos os trabalhadores enquanto durar este período aterrorizante de combate à doença do coronavirus.
Macarrão lembrou que, “estabelecimentos comerciais não mostram solidariedade com o povo e aumentam os preços de produtos, como alimentação e limpeza, essenciais para vencer a contaminação da doença”. Reforçou que “o Cartão Extra tranquiliza as famílias, por não precisarem buscar renda suplementar para comprar itens básicos, permitindo a manutenção do isolamento social”. A medida, segundo RTs será levada à direção da empresa para deliberação.
RELATO DOS TESTES DE COVID-19
Na videoconferência foram apresentadas detalhes das medidas para combater a doença dentro da empresa e o histórico de testes de Covid-19 realizados até agora. A empresa informou que já haviam sido testados 20 mil trabalhadores, medida que aplicada a todos.
Deve-se repetir, o “teste de covid-19” não é vacina, não protege contra o vírus. Trata-se apenas de um retrato da saúde do trabalhador, se ele está contaminado, se tem anticorpos. Num resultado positivo, o trabalhador é imediatamente encaminhado para isolamento ou tratamento urgente, se apresentar sintomas de gravidade.
Também é bom lembrar que vivemos uma situação muito grave em alguns estados, infelizmente entre eles o Para e o Maranhão, onde não existe mais estrutura hospitalar para atender emergência, gerando filas para atendimento, que levam doentes a óbito. A Vale tem, inclusive, transportado trabalhadores em avião com estrutura de UTI para hospitais de Brasília e Belo Horizonte, para salvar vidas.
A responsabilidade de cada um com sua própria saúde pode evitar agravamento fatal em caso de contaminação, além de proteger os familiares e toda a comunidade. Só nos livraremos deste terror, se o vírus não circular.
Todos dependem de todos!
Cada um depende de cada um!
A vida em primeiro lugar!