Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Negociações ACT
Empresa ensaia transferir benefícios do acordo nacional para o específico
sem imagem

NEGOCIAÇÕES CONTINUAM DIA 17

A primeira rodada de negociações efetiva do Acordo Coletivo de Trabalho 2020 com a Vale já nos mostrou que precisamos de uma resistência do Sindicato e dos trabalhadores.
Crise! Este é o discurso da empresa, que bomba em volume de exportações, com uma valorização extraordinária do dólar, que fazem os lucros explodirem, mesmo com os gastos também altos para superar o grave momento da pandemia de Covid-19.
A estratégia da Vale para estas negociações é a seguinte: “Pode melhorar aqui, se cortar ali!” Quer dizer, melhora algum benefício se cortar em outro, ou até mesmo no salário, para manter o orçamento da empresa!
Desde já, avisamos que não concordamos com isto. Para nós, os direitos como Plano de Saúde e todas as conquistas sociais dos acordos anteriores são «imexíveis».
As discussões de cláusulas sociais, como a Vale anunciara, foram muito limitadas, mas sempre com uma iniciativa da empresa em não elevar custos.
Apesar de explicações da empresa sobre movimentações para que nenhum trabalhador ganhasse menos que o piso de sua faixa salarial, o sindicato afirmou denúncias de trabalhadores contra promoções, aumentos aleatórios promovidos por chefias, discriminando companheiros de trabalho. Este problema será definitivamente corrigido quando a Vale ceder e discutir com os sindicatos um Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) transparente, que permita o crescimento profissional, com promoções por antiguidade e por mérito.
Ainda estamos na fase inicial das negociações e descrevemos abaixo as primeiras contrapropostas da empresa.

PRINCIPAIS PONTOS DISCUTIDOS

  • Manutenção integral do Plano de Saúde (AMS);
  • Transferir o atual programa de reembolso escolar para ser assegurado no Acordo Coletivo Específico, saindo o acordo “nacional”;
  • Estabelecer no Acordo Coletivo os direitos estabelecidos para teletrabalho;
  • Passar a pagar o prêmio assiduidade apenas nas horas presenciais para trabalhadores com jornadas hibridas (em casa e na empresa);

Novas reuniões de negociações nos próximos dias 27 e 28/outubro, momento em que a empresa deve apresentar propostas de caráter econômico.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial