Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
PLR
VALE CHAMA PARA DISCUTIR MAS NOSSA PLR É IMEXÃVEL
sem imagem

O METABASE CARAJÁS e a Vale se reúnem neste dia 26, quinta-feira, atendendo “convite” da empresa para o “início das negociações do programa de PLR, relativo ao exercício de 2021”.

Como aconteceu no Acordo Coletivo, as reuniões da PLR acontecerão através de videoconferência, obedecendo protocolo de distanciamento e proteção contra a Covid-19.

Pra início de conversa, lembramos que o lucro líquido da Vale foi de R$ 27,1 bilhões apenas nos nove meses de 2020, com a tonelada de minério vendida hoje a US$ 130, faltando ainda o quarto trimestre para o cofre da empresa ficar ainda mais abarrotado.

As condições de hoje mostram o acerto da nossa luta e a mudança que implementamos no programa, que evoluiu de PR para PLR, quando exigimos que o lucro fosse incorporado na perspectiva de pagamento aos trabalhadores. A PLR dos últimos anos mostrou este acerto, com a categoria recebendo praticamente o teto do direito.

Desta forma, já deixamos claro para a empresa que não aceitamos mudanças de modelo para arrochar o valor da PLR. A única mudança possível seria algum fator que elevasse o valor a ser distribuído aos trabalhadores de forma que não houvesse tanta diferença entre faixas salariais, ou seja, todos participarem da festa com a mesma possibilidade diante das fatias do lucro e dos resultados.

Já chegamos a fazer campanha para que a PLR fosse calculada em um percentual do lucro líquido, tivesse uma parte de sua composição de forma linear e outra de proporcionalidade salarial, discussão que infelizmente não evoluiu.

Todavia, este modelo vigente é muito mais justo que o anterior, fazendo com que os trabalhadores tenham praticamente 20 salários por ano. De início, nosso modelo de PLR é “imexível”!

Esta será nossa postura nas discussões da PLR, nada de mudanças, a não para fazer crescer nossa participação no bolo.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial