Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Negociações ACT Específico
SINDICATO COBRA DA VALE REUNIÃO IMEDIATA PELO ACORDO ESPECÍFICO
sem imagem

A Vale vem experimentando várias crises nos últimos anos. Enfrentamos uma primeira, severa, em 2015, depois vieram as tragédias nas barragens de Mariana e de Brumadinho. Por último a desesperadora pandemia de Covid-19.

Em todas estas crises, os trabalhadores precisaram se superar de forma extraordinária, para atingir níveis de produção e sustentabilidade financeira da empresa, preservando também os empregos e direitos.

Sobretudo em 2020, deixamos nossa marca registrada no esforço para atingir os resultados da empresa. Em plena pandemia, a Vale atingiu um lucro líquido de R$ 24,9 bilhões em 2020, depois de ter passado por um prejuízo de R$ 8,7 bilhões em 2019, como reflexo da tragédia de Brumadinho.

Em todos estes momentos, as “minas do Norte” têm sido vital para os resultados positivos e a sustentabilidade da empresa com grande margem de lucro. Os trabalhadores em nossa base têm sido determinantes para manter alto nível de produção, superando as adversidades enfrentadas pela empresa nas demais regiões, sobretudo no Sudeste.

Os resultados de Carajás, S11-D, Serra Leste, Sossego, Manganês do Azul e Salobo garantiram à empresa uma condição extraordinária na manutenção de seus negócios. Para alcançar o desempenho desejado para atingir os resultados, os trabalhadores enfrentam todo tipo de precariedades, principalmente desde 2020 com a pandemia de Covid.

O METABASE CARAJÁS está cobrando da Vale o início imediato das negociações de nosso Acordo Coletivo de Trabalho Específico, para garantir aos trabalhadores as condições adequadas e mantermos nossa atividade com tranquilidade. São muitos os pontos que precisamos de medidas urgentes, como reajuste no cartão lanche, melhoria na escola de Canaã de Carajás, onde as famílias não aguentam os preços praticados e uma série de medidas, como renovação e garantia de pagamento do prêmio assiduidade, melhoria nos transportes.

Não podemos esperar as negociações com morosidade, como vem acontecendo, sobretudo neste momento onde precisamos de cuidados extremos para afastar quaisquer formas de contaminação pela pandemia, que exige gastos mais elevados de nossas famílias.

O sindicato cobra a marcação imediata da reunião de negociações do “ACT Específico” e alertamos os trabalhadores para a necessidade de acompanhar, de nos mobilizarmos, para exigir e garantir nossos direitos.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial