Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Acordo Coletivo
Passando a limpo o
Acordo Coletivo Especíco
sem imagem

Empresa propõe manter o ACT Específico atual, trazendo cláusulas do acordo nacional

Ficou para segunda-feira, dia 19, npva reunião em que a Vale presente apresentar a proposta global para o novo Acordo Coletivo de Trabalho Específico dos trabalhadores de Serra Norte, Serra Leste, Manganês do Azul, Serra Sul, Sossego e Salobo.

Na reunião realizada nesta quinta, 15 de abril, a direção do Sindicato cobrou da empresa medidas urgentíssimas para solucionar os graves problemas enfrentados pelos trabalhadores do Salobo, que se arrastam sem uma solução, sacrificando a todos. Inúmeras denúncias foram apresentadas também sobre as precaríssimas condições de banheiros, todos sendo tratados com profundo descaso durante longas jornadas, sem condições sequer de fazer “necessidades básicas” Também pontuamos graves ocorrências de extensão de jornadas para trabalhadores no turno 3 x 3, sendo convocados para jornada extra num quarto dia, recebendo 120% de horas extras, mas não sendo notificados que têm direito também a mais um dia de folga a ser agendado ou incluído em banco de horas. Informamos ainda reclamações de trabalhadores que relatam dificuldade para abertura de CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho). Estes dois últimos pontos motivaram compromisso de reunião urgente entre o Sindicato e a empresa para tratar dos assuntos.

Quanto à proposta da empresa para o ACT Específico, conseguimos a manutenção de todas as conquistas da atual convenção, mas a empresa se nega em fazer reajustes nos valores de benefícios econômicos, além de recusar outros pontos da pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato.

alimpo

Como sempre acontece, a empresa já circulou entre os trabalhadores uma “apresentação” eletrônica da sua proposta, mostrando o valor das conquistas do último acordo específico. Temos a convicção de que a empresa tem plena condição de atender os pleitos da nossa pauta de reivindicações, estabelecer pontos no acordo para serem respeitados por todos e evitar que cada “chefinho” fique agindo com suas próprias normas.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial