Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Negociações
Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho Específico
PROPOSTA VEM NO DIA 9
sem imagem

A Vale apresentou hoje ao Sindicato mais alguns pontos que pretende discutir com a categoria para mudanças aditivas no Acordo Coletivo de Trabalho Específico. Já no início da reunião tratou de mostrar a grande preocupação da empresa com o aumento do custo do Plano de Saúde, lembrando o reajuste autorizado pela Agencia Nacional de Saúde (ANS) de 15,5% e a inflação médica como grandes vilões.

Macarrão, presidente do METABASE CARAJÁS também mostrou preocupação com notícias veiculadas dentro das minas de que haveria cortes no plano, coisa que considera inadmissível. Lembrou que a empresa, com certeza, teve gastos extraordinários para manter sua preciosa mão de obra em condições de saúde para o trabalho e ressaltou que foi essencial para nos proteger, mas também para manter a sustentabilidade dos negócios.

O presidente do Sindicato mostrou preocupação com um novo acidente envolvendo ônibus de prestadora de serviços, que bateu em carreta, sendo necessário socorrer trabalhadores. Trabalhadores informam que ônibus novos estão sendo substituídos por ônibus usados. Lembrou que existe cláusula de acordo coletivo trabalho exigindo tempo máximo de utilização destes veículos, não se admitindo substituição por ônibus velhos.

Já no processo de apresentar propostas, apesar de afirmar os altos custos, a Vale afirmou sua intenção de manter o mesmo modelo do Plano de Saúde para os sindicatos que aprovarem a proposta de aditivos no acordo coletivo de trabalho específico.

Afirmou também que manterá intactos todos os benefícios do atual acordo específico, com alteração de três propostas que apresentaram a seguir.

As propostas de alterações foram as seguintes:

  • Redução do valor de 120% para 100% de horas extras para novos contratados, mantendo os percentuais atuais para os trabalhadores ativos hoje;
  • Possibilidade de utilização do banco de horas negativo em paradas de atividades não programadas, fora de controle;
  • No reembolso educacional especificamente para cursos superiores, a empresa mantém o mesmo modelo de hoje (85% de reembolso) para quem já utiliza o benefício. Para novas solicitações, propõe reembolso de 70% para trabalhadores com salário até R$4.023,00 e manutenção de 60% para os demais.
  • A empresa propõe a extensão da validade do ACT Específico para dois anos.

A empresa já agendou com o METABASE CARAJÁS nova reunião para a próxima quinta-feira, 9 de junho, momento em deve apresentar sua proposta completa, inclusive com valores, para o aditivo do ACT Específico.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial