Categoria supera intenção da empresa de reajustar cláusulas nossas econômicas em apenas 60% do INPC e avançamos até os 100% da inflação
Os trabalhadores deram mais uma vez uma demonstração de consciência e de responsabilidade na luta pela garantia de nossos direitos, condições de trabalho e sociais. Por unanimidade das assembleias realizadas pelo METABASE CARAJÁS, a categoria aprovou a proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 com a Vale.
O presidente do Sindicato, Raimundo Nonato Alves Amorim (Macarrão), conduziu todas as assembleias realizadas por videoconferência e relatou o momento difícil em que as negociações transcorreram, com uma crise política profunda no País, uma guerra que traz repercussões econômicas em todo o mundo, queda nos preços do minério de ferro, uma inflação baixa mascarada pela redução de preços de combustível apenas na véspera das eleições presidenciais e todo um arcabouço de modificações nocivas na legislação trabalhistas para favorecer as empresas e massacrar direitos dos trabalhadores.
Além de conseguirmos garantir a variação anual de 100% do INPC, registrado pelo IBGE de 6,46%, nos salários, cartão alimentação e demais benefícios econômicos, asseguramos também a manutenção do modelo de PLR sem as modificações pretendidas pela empresa no “fator Vale” e no “gatilho”, que poderiam impactar negativamente o valor a ser recebido.
Mantivemos a íntegra do Plano de Saúde AMS, apesar da lamúria apresentada pela empresa de custos altos por causa da Covid e preços muito elevados sobre procedimentos médicos.
Não só garantimos o Plano AMS, como também tivemos o compromisso da Vale de reunião urgente com o Pasa e o Plano de saúde para ampliar a rede conveniada e implantar pronto atendimento do Hospital Yutaka Takeda em Paraua-pebas.
A categoria soube entender o avanço das negociações e aprovou com forte manifestação de apoio a assinatura do Acordo Coletivo 2022/2023.