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Posto de Saúde
VALE COMPARECE AO SINDICATO E ESCLARECE CARTA COMPROMISSO
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Macarrão cobra a instalação do Posto de Saúde em Parauapebas

O longo e crônico período da pandemia de Covid-19 fez um estrago no sistema de saúde. Por causa do risco de contaminação, a população permaneceu em casa, sem circular, fugindo do contato pessoal em hospitais abarrotados, gente entubada, falta de leitos, um horror generalizado. Pessoas necessitadas de tratamentos adiaram exames, check ups e cirurgias, procedimentos que ficaram represados, esperando a normalidade voltar.

Com a aplicação das vacinas, flexibilização hospitalar e riscos apenas amenizados, toda esta população com atendimento represado procurou clínicas e hospitais, para exames, procedimentos programados e eletivos. O resultado foi imediato: demanda muito maior que a capacidade de atendimento.

Este foi o quadro demonstrado pela equipe do PASA, que se reuniu em Parauapebas com a direção do METABASE CARAJÁS, para apresentar medidas que foram discutidas nas negociações do nosso Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023, onde a saúde teve preocupação destacada.

O Plano de Saúde atende na região representada pelo METABASE CARAJÁS 28 mil vidas, mais de 700 acima de 90 anos de idade, que geram uma necessidade explosiva de atendimentos clínicos e hospitalares. Superando média de 45/mês, o plano contabiliza em novembro mais de 200 cirurgias. A demanda eletiva é extraordinária e os atendimentos por TFD conseguem atingir 85% dos casos no prazo.

A rede credenciada em Parauapebas contempla quase todas as especialidades, não cobrindo apenas cirurgia pediátrica, geriatria, hematologia e hemoterapia, homeopatia, genética médica, infectologia, medicina nuclear, radioterapia, reumatologia.

O presidente do PASA, Ricardo Gruba, presente à reunião com equipe presencial e outros on-line, afirmou que em breve poderemos conquistar o grande sonho dos trabalhadores em Parauapebas, a instalação de um Posto do Hospital Yutaka Takeda, medida que vem sendo estudada. Informou também que estão sendo realizados entendimentos com fornecedores de aparelhos modernos para dotar o Yutaka Takeda como um hospital que atende alta complexidade.

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Um dos pontos muito discutido no encontro é a necessidade de os trabalhadores saberem utilizar plataformas on-line para fazer consultas, conseguir receitas médicas e encaminhamentos clínicos. Cita por exemplo a parceria “Einstein Conecta”, que permite ao paciente receber orientação médica sem sair de casa para sintomas não urgentes, como diarréia, dor de cabeça, dor de garganta, febre, dor muscular, sinusite, resfriado. O atendimento rápido pode identificar enfermidades e fornecer receituário sem a necessidade da consulta presencial. Outra plataforma essencial é a “Rede Dor” acessada através do site www.rededorsaoluiz.com.br, onde podemos acompanhar a marcação de exames e consultas em tempo real, inclusive a emissão de senhas autorizatidas dos procedimentos. Estas plataformas podem agilizar os atendimentos, que muitas vezes não precisam de um comparecimento em hospitais, evitando custos ainda maiores para o todo o sistema de saúde e a exposição a um ambiente de doentes.

O Sindicato acertou com o PASA e a empresa a realização de reuniões trimestrais para aferir e apontar as medidas necessárias para o atendimento à saúde dos trabalhadores e dependentes.

          

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