Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Negociações ACT
SINDICATO REPUDIA E PROTESTA
SAINDO DA MESA DE NEGOCIAÇÕES
sem imagem

A primeira reunião de negociação do Acordo Coletivo Específico já nos trouxe motivo suficiente para nos indignarmos com a proposta inicial que a Vale nos trouxe.

Infelizmente, a empresa, mais uma vez, começa o processo de negociação coletiva com uma atitude agressiva, com uma proposta que representa um verdadeiro atrevimento em descontinuar um direito que reflete o sacrifício vivido pelos trabalhadores em suas jornadas de trabalho.

A empresa teve o desplante de apresentar apenas uma proposta e que tira direito dos trabalhadores: de DESCONTINUAR os 30 minutos na troca de turno.

REPÚDIO À PROPOSTA GROTESCA

O presidente do Sindicato, Raimundo Nonato “Macarrão” manifestou sua indignação com a proposta da empresa. “Num momento em que a empresa fala em transformação cultural, constamos um retrocesso nas relações do trabalho e a retomada da exploração covarde dos trabalhadores. Rasgaram a Constituição, em que conquistamos jornadas menores de trabalho e enfiaram de novo turnos de 12 horas, com trabalhadores 14 horas fora de casa, chacoalhando dentro de ônibus. Criaram no Sossego um «Laboratório do Mal», mulheres não conseguem amamentar e guardam leite em geladeiras até que voltem para casa, deixando filhos psicologicamente abalados e desnutridos, propensos a doenças. Criam bóias frias, vendendo comida a R$ 27 no local, obrigando trabalhadores em regime híbrido trazerem alimentação de casa.Querem destruir o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Não reajustam o valor do cartão de lanche e querem tirar o alimento do prato e do estômago do trabalhador.

Não podemos admitir uma proposta vergonhosa como esta! Verdadeira esculhambação! Tacaram os trabalhadores em turnos de 12 horas e agora querem cortar os 30 minutos, sendo que o trabalhador fica 40 minutos e até uma hora a mais dentro da empresa. Não vou participar de uma reunião como esta e só volto quando a empresa tiver uma proposta honesta para nos apresentar”.

O METABASE CARAJÁS não teve outra postura a não ser se indignar e sair da mesa de negociação diante da proposta desrespeitosa, de desconsiderar toda uma pauta de reivindicações e sugerir mudança para retirar direito.

Todos os diretores e assessorias do Sindicato abandonaram após a saída de Macarrão.

Esperamos que a empresa repense sua proposta e alertamos os trabalhadores para a necessidade de unidade e de um movimento forte para defendermos nossos direitos!

PROPOSTA REDUZIDA E ABSURDA DA VALE

1) Garantir a vigência do atual ACT Específico até 20 de abril
2) Manutenção de todos os direitos previstos nestes acordos
3) Descontinuação dos 30 minutos da troca de turno

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial