Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Negociações
MAIS UMA REUNIÃO PARA SONDAR E SEM QUALQUER PROPOSTA DA VALE PARA O ACORDO
sem imagem

A Vale adotou neste ano uma nova forma de discutir o acordo coletivo com várias reuniões que ,antecedem as negociações efetivas para “sondar o clima” entre os trabalhadores, quando idealizou algumas maldades pensando em corte de custos sobre direitos que absolutamente não vamos abrir mão e nem qualquer prejuizo.

Já deixamos claro nossa posição em preservar nossas conquistas, não aceitando arroho na PLR, no adicional de insalubridade e cobrando mudanças urgentes para melhorar o atendimento em nosso plano de saúde.

Foi exatamente o plano de saúde AMS que dominou as discussões que ocorreram nesta terça-feira, 17, com a Vale, com a presença dos diretores de base do METABASE CARAJÁS, na sede do Sindicato. Não reunião, voltamos a exigir cobrar medidas há muito já reclamadas no atendimento dos trabalhadores e de nossas famílias.

Mais uma vez demonstramos a grande dificuldade enfrentada por todos para conseguirmos atendimento, sobretudo em especialidades onde a empresa descredenciou médicos e clínicas. Com isto, o agravamento da saúde de tanta gente fica sujeita ao atendimento em outras localidades, sendo obrigado a utilizar o TFD. Daí acontece outro grande problema, pois os trabalhadores e familiares em atendimento fora estão passando dificuldades para pagar hotéis, se deslocarem nas cidades para onde vão, transformando o cuidado com a saúde em via sacra e grande estresse, além de prejuízos financeiros.

Diretores de base relataram que os trabalhadores também se queixam do excesso de jornada, levando a cansaço e acidentes, reclamação recorrente principalmente no Salobo.

O presidente do Sindicato, Raimundo Nonato “Macarrão”, critica a “Vale de ter levantado questões que levariam a retrocesso de direitos duramente conquistados em muitos anos de negociações coletivas, cortes com os quais não concordamos e que mobilizaremos a categoria intensamente para impedir”. Macarrão critica a demora em começarem as negociações, levando a categoria a um nível de preocupação que interfere no clima de trabalho, com preocupações com as ameaças plantadas com objetivo de prejudicar direitos para conter custos em cima dos trabalhadores.

O METABASE CARAJÁS aguarda reunião já agendada pela Vale para o próximo dia 24, terça-feira, quando esperamos que empresa comece efetivamente a dar respostas às reivindicações apresentadas pela categoria para o Acordo Coletivo de Trabalho/2023.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial