Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Vale chora dificuldade na reunião para discutir o Acordo Coletivo 2013
sem imagem

O METABASE CARAJAS e demais sindicatos que representam os trabalhadores na Vale em todo o País se reuniram com a direção da empresa nesta quarta-feira, 18 de setembro, abrindo oficialmente o processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2013.Basicamente, a reunião realizada no Rio de Janeiro objetivava definir um cronograma de reuniões para discutir toda a “Pauta de Reivindicações” da categoria. Como de hábito, a empresa já começou a chorar dificuldade, de maior grau de incerteza nas variações do preço do minério e de que estaria empenhada, por decisão do seu presidente, a um processo agressivo de contenção de custos.  Segundo os prepostos da empresa, a maior preocupação da Vale seria administrar os custos para fazer frente ao crescimento de sua dívida realizada para fazer os investimentos programados, informando inclusive que a empresa se desfazia de alguns projetos no setor de carvão e de logística de transporte ferroviário.

As lideranças sindicais lembraram que consideram inadmissível falar em contenção de custos nas costas dos trabalhadores, que já estão por demais sacrificados e que vêm colaborando ano a ano de forma empenhada para que os declarados momentos de “crises” motivadas pelo mercado externo fossem superados. “Os trabalhadores não podem pagar o pato pelos erros de projetos. Isto cabe à administração, aos acionistas, que só pensam nos lucros, mas que devem arcar também com os custos e não os trabalhadores que vivem de salários para alimentar suas famílias”, ressaltam as lideranças sindicais.

 

Acordo com melhores condições de trabalho

A Vale já deu a dica que pretende discutir com os sindicatos a realização de mais um acordo coletivo com duração de dois anos. Insinuou que os sindicatos e a empresa precisam ser criativos para estabelecer um acordo coletivo bom.

“Para nós, este acordo bom significa discutir e responder a todas as reivindicações da pauta, garantir evolução do ganho real nos salários, como também no piso salarial da empresa e na política de benefícios sociais”, afirmou o presidente do Sindicato, Raimundo Amorim (Macarrão), à direção da Vale.

A Vale definiu a programação das reuniões de negociação coletiva, que devem ser realizadas nos dias 24 e 25 de setembro e, em outubro, nos dias 8 e 9, prosseguindo em 22 e 23 e, ainda 29 e 30, sempre caindo às terças e quartas-feiras.  Na próxima reunião, as negociações começam pelas reivindicações de caráter social. Esgotado este tema, empresa deverá apresentar sua proposta financeira. Todos devem lembrar que a data-base da categoria acontece no dia 1º de novembro e o índice acumulado de inflação nos 12 últimos meses só deve ser divulgado por volta de 8 de novembro.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial