Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Pressão do METABASE melhora o valor de PR 2013 pago pela Vale
sem imagem

Participamos nos últimos dez dias de duas reuniões tensas, depois que a Vale divulgou resultados muito baixo para pagamento da PR 2013 para os trabalhadores de Carajás.  Dia 31 de janeiro, em Belo Horizonte, a Vale confirmava informações divulgadas entre os trabalhadores com valores muito baixos para pagamento da PR.  A média para nossa base era de apenas 4,41 salários e ainda mais baixa nas minas, tragicamente em 3,6 salários.

Estes eram números inaceitáveis e mostramos à Vale como os trabalhadores estavam sendo injustiçados nas avaliações, com um monte de ZEROS que pareciam que a empresa está literalmente parada em nossa base e que nas minas ninguém mais trabalhava. Se um ZERO resultante de um ano de trabalho não foi diagnosticado para reverter os resultados, isto não era problema dos trabalhadores e muito mais de gestão.

Além da forte reclamação e argumentação do METABASE CARAJÁS, tivemos também a solidariedade dos demais sindicatos, que afirmaram conosco não aceitar os números de avaliação, com sintomas de erros grosseiros.

Na última reunião, no Rio, no último dia 5, já tivemos nova avaliação da empresa de que os números da avaliação de Carajás serão alterados, identificando realmente os erros que apontamos.

Teremos a evolução de nossa média e, sobretudo, a melhoria do valor a ser pago, tanto para os trabalhadores nas minas quanto nas demais unidades.

No final deste mês estaremos recebendo a PR com a primeira avaliação, pois a folha de pagamento já foi iniciada em seu processamento, mas teremos uma DIFERENÇA de PR a ser recebida em folha adicional, depois que todos os cruzamentos de aferição de desempenho tiverem sido concluídos. Outra conquista, os trabalhadores admitidos em 2013, que não tiveram adiantamento de um salário de PR em 2012, terão o adiamento a ser recebido agora pelos demais trabalhadores, aumentando em muito o valor de seu direito.

Evitamos uma grande injustiça no pagamento da PR e isto se deve à demonstração de força e de unidade dos trabalhadores, sempre apoiando o Sindicato.

Nos próximos dias circularemos jornal com maiores informações sobre o pagamento da PR 2013 e ainda sobre o novo modelo de PLR, que prevê aumentar de 6 para 7 salários o limite a ser recebido pelos trabalhadores em 2015 e 2016.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial