Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Os trabalhadores da Vale elegeram a nova diretoria do Sindicato Metabase Carajás
sem imagem

Os trabalhadores da Vale elegeram a nova diretoria do Sindicato Metabase Carajás, em votação que ocorreu nos últimos dias 4 e 5 de dezembro, depois de decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PA), que eliminou da disputa candidaturas irregulares por não respeitar as regras do estatuto da entidade. A chapa eleita é composta pela atual direção do sindicato, “com grande renovação de nomes”, segundo o presidente da entidade, Raimundo Nonato Amorim (Macarrão).

A chapa única, vitoriosa no pleito, alcançou 86,4% dos votos válidos, além de 8,3% de nulos e 5,3% de cédulas em branco. Com a diretoria já empossada na noite da sexta-feira para um mandato de cinco anos, logo após a apuração, Macarrão declarou que a permanente unidade e mobilização dos trabalhadores reflete o apoio na eleição, ressaltando, no entanto, que “fomos bombardeados por uma campanha de adversários que fizeram de tudo para impedir o voto dos trabalhadores, pregando agressivamente o não comparecimento às urnas, constrangendo qualquer trabalhador que quisesse exercer seu direito de voto”. Apesar disto, os trabalhadores compareceram às urnas para votarem, precisando superar barreiras feitas por quem pregava o não voto.

presidenteO presidente do Sindicato afirma ainda que “as normas estatutárias que regem o Sindicato devem ser respeitadas e quem não pôde participar como candidatura irregular precisa aprender a respeitar a decisão da Justiça, para manter e proteger o exercício do direito, e, principalmente, que o Sindicato não seja administrado por não é de direito representante da categoria”.  Macarrão ressaltou o enorme crescimento da estrutura do Sindicato, com a construção do Centro de Convenções do Metabase Carajás, melhorias na Sede Campestre, e, principalmente, por garantir de direitos de peso dos trabalhadores, como 14º e 15º salários, PLR de até 7 salários, abonos e bônus, auxílio babá, ganhos reais nos salários, gatilho de reajuste salarial a cada seis meses e toda uma gama de benefícios estabelecidos nas negociações dos acordos nacional e regional. “Este é um sindicato de conquistas, de manutenção dos direitos, de luta e mobilização dos trabalhadores junto com o sindicato, por isto colhemos este apoio dos companheiros que se somam para conquistarmos condições melhores para todos”, diz o líder sindical.

Apesar de tumultos de manifestantes de candidaturas irregulares que não aceitavam a exclusão do processo pela Justiça, a votação seguiu tranquila em todas as 12 urnas que coletaram os votos, sem o registro de qualquer incidente. Participaram das mesas coletoras de votos dirigentes de sindicatos em outras bases da Vale (Metabase BH, Metabase Itabira, Extrativos Pará e Amapá, Sindfer-ES, Stefem-MA, Ferroviários BH), além de sindicatos sediados em Parauapebas (Construção Civil, Rodoviários, Bombeiros, Metalúrgicos). 

eleicao

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial