A Vale solicitou ao METABASE CARAJÁS reunião nesta terça-feira, 21 de maio, para continuarmos as discussões sobre o “plano de contingência” com os sindicatos para eventuais medidas a serem adotadas caso não tenhamos uma solução até o final das férias coletivas dos trabalhadores até que tenhamos a solução do grave problema da interdição das minas e possamos ter a retomada do processo de produção.
Na próxima quinta-feira, dia 23, já entram de férias coletivas 108 trabalhadores na mina de Onça Puma, aguardando o desenrolar dos entendimentos e audiência já marcada no STF para o próximo dia 27 de maio.
O METABASE CARAJÁS e o STIEAPA participarão desta reunião de hoje com a mesma postura de defender os empregos e direitos, que permitam aos trabalhadores e suas famílias a sustentabilidade diante desta tragédia das interdições. Raimundo Nonato “Macarrão”, presidente do METABASE lembra que continuamos insistindo e aguardando reunião e a sensibilidade social do governador do Pará, Helder Zahluth Barbalho, e do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), José Mauro de Lima O´ de Almeida, para que tenhamos o entendimento para solucionar este grave prejuízo acarretado pela interdição das minas.
Comunicaremos imediatamente aos trabalhadores após a reunião de hoje, assim que tenhamos conhecimento das medidas em estudo para implementação até a solução e regularização da produção.