Bem Vindo ao site dos Metabase Carajas-PA,
 
Desrespeito
CHEFE FAZ ASSÉDIO MORAL E PRÃTICA ANTISSINDICAL
sem imagem

Na última quarta-feira, 3 de julho, a direção do METABASE CARAJÁS participou de reunião tensa com RTs da Vale.

Apesar de discutirmos e fazer apontamentos de várias questões que precisam de medidas corretivas no ambiente e condições de trabalho, a denúncia de assédio moral trouxe grave preocupação.

Diretor do Sindicato, sério e responsável, relatou quase em "estado de choque" o assédio moral que vinha sofrendo há mais de dois anos por um supervisor pelo qual sempre manifestou respeito e estima. As agressões por palavras, na frente dos companheiros, chegaram a tal ponto que foi informado pelo supervisor: "preciso da sua vaga para contratar uma mulher!"

O Sindicato foi orientado a documentar o assédio praticado e oficializar à empresa, para que medidas reparadoras sejam tomadas e possa ser resgatado o ambiente de trabalho sadio, com princípios de respeito e responsabilidade.

PONTOS DISCUTIDOS NO FÓRUM COM A EMPRESA

Por incrível que pareça, as principais reclamações relatadas na reunião dizem respeito a condições básicas e essenciais não disponibilizadas pela empresa. Uma das maiores reclamações é relação à água potável nas minas. Diretores transmitem as reclamações dos trabalhadores, que estão tomando água de bica, a mesma que utilizada por caminhões para molhar as vias e baixar a poeira. Alguns companheiros já apresentam problemas de rins, por causa da água "pesada" que ingerem.

Outra questão reclamada por muitos é a falta de condições para as mulheres, que passaram a ser mais contratadas pela empresa, sem oferecer a elas instalações adequadas, a começar pelos banheiros e vestiários. Recentemente tivemos que lembrar que havia ônibus sem banheiros para as companheiras do ADM. Na reunião foi relatada uma situação de constrangimento de uma trabalhadora operadora, que passou mal, não tinha banheiro próximo e não tinha roupa para se trocar.
Situação absurda!
As andorinhas continuam sendo um problema que os próprios RTs da empresa informam não encontrar solução. Além de sujarem caixas dágua, as fezes dos pássaros que chegam em grande quantidade deixa um cheiro insuportável e sufocante nas oficinas centralizadas, deixando o trabalho ainda mais sofrido e insalubre.

Outra reclamação importante, o pessoal da manutenção sofre com o grande atraso para jantarem, quase sempre por volta das 24 horas, com a comida mais escassa e fria. Solicitam que o horário do jantar sejam adiantado de 21 para às 20 horas.

As reuniões do Fórum Permanente de Discussões acontecem regularmente a cada três meses, para solução de problemas imediatos nos ambientes de trabalho, sendo que as questões de reajustes salariais e de benefícios e demais reivindicações coletivas serão tratadas nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, antes da data-base de 1 ° de novembro.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial