Macarrão demonstra a evolução e manutenção do direito à PLR, superando crises e premiando o empenho dos trabalhadores
Os trabalhadores em toda a Vale receberão neste dia 27 de fevereiro o seu direito à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) relativa a 2024. O pagamento estava anteriormente previsto para 1º de março (para trabalhadores ativos) até 15 de abril (para trabalhadores desligados sem justa causa) .
Neste ano alcançamos mais uma PLR valorosa com uma média geral de 5 salários, variando para baixo ou para cima conforme os resultados no painel de metas, composto por indicadores da empresa, indicadores do ramo de negócio e indicadores da área de cada trabalhador.
O presidente do METABASE CARAJÁS, Raimundo Nonato Alves de Amorim (Macarrão) destaca que “a PLR recebida pelos trabalhadores é uma conquista de muitos anos de luta em negociações do Acordo Coletivo nacional com a Vale”. Os valores cresceram em várias negociações, sendo o limite de 5 salários, elevado para 6, chegando aos 7 salários atuais.
Macarrão faz questão de lembrar que “antes tínhamos conseguido apenas a Participação nos Resultados (PR) e a Vale resistia em evoluir o cálculo do direito incorporando pelos Lucros. Com muito custo e pressão nas negociações conseguimos colocar o "L" de lucros no direito, que se transformou em PLR”. O presidente do Sindicato ressalta que a transformação de PR em PLR e a definição de um modelo de cálculo favorável aos trabalhadores fizeram evoluir muito o valor do direito, mesmo em momentos em que tivemos um volume de produção reduzido em consequência de crise internacional e baixa na demanda de importações. “Este modelo veio sendo atacado pela Vale recentemente, sempre falando que o gatilho da PLR era muito frouxo e que garantia valores altos mesmo diante de resultados menores alcançados pela Vale. Nós resistimos e impedimos a manobra, garantindo o modelo que premia os trabalhadores pelo grande sacrifício e desempenho em uma atividade penosa”, afirma Macarrão.
O presidente do Sindicato lembra “a todos os trabalhadores, antigos e novatos de empresa, que a PLR é uma conquista da luta, da unidade dos trabalhadores e dos sindicatos que representam a categoria dentro da Vale”. Reforça que “somente com esta unidade, mobilização e apoio aos sindicatos poderemos manter o direito e avançar nas melhores condições para garantir valores extraordinários de PLR, que permitam aos trabalhadores desafogar dívidas e planejar melhor sua sustentação familiar”.