PLR DA VALE METAIS BÁSICOS É APROVADA PELOS TRABALHADORES

Target (4,67) x Painel de Metas (varia de Zero a 1,5), Distribuição de 20% do Ebitda menos os investimentos correntes, fica mantido o teto máximo de 7 salários para pagamento da PLR.


Os trabalhadores na Vale Metais Básicos (minas do Salobo e Sossego) aprovaram o modelo negociado entre o METABASE CARAJÁS e a VBM para o pagamento em 2026 do seu direito à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da empresa sobre os resultados operacionais e financeiros apurados em 2025, com base ainda nos registros do Painel de Metas.
Como informado anteriormente, conseguimos manter a mesmo modelo existente na Vale e ampliamos o investimento a ser distribuído de 5,5% para 20% do Ebitda, de forma a proteger os trabalhadores quanto a prejuízo na apuração do valor a ser recebido.
A assinatura do Acordo Coletivo de PLR na VMB foi aprovada sobre os aplausos dos trabalhadores, superando as preocupações sobre uma negociação acontecida depois da metade do ano, mas que preserva o direito retroativo à data-base de janeiro, ou seja, direito integral para 12 meses de trabalho e também garantindo que o valor possa ir até 7 salários, mesmo limite na Vale.
O presidente do METABASE CARAJÁS, Raimundo Nonato “Macarrão”, ressalta as “negociações vitoriosas com a empresa e cumprimenta os trabalhadores pelas manifestações de preocupação, mobilização e de apoio ao Sindicato nos entendimentos para garantir o direito integral à PLR de 2025”.

ENTENDA

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization).
LAJIDA Em português (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).

O Ebitda é a maneira mais confiável de analisar o potencial para gerar lucros , permitindo verificar o desempenho da empresa em período, eliminando fatores como financiamento, impostos e decisões contábeis.
É diferente de “LUCRO LÍQUIDO” que representa o que sobrou no caixa depois de todas as deduções dos custos operacionais, despesas, juros, impostos, investimentos, depreciação e amortização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *