SINDICATO GARANTE REALOCAÇÕES PARA IMPEDIR DEMISSÕES EM MASSA

AÇÃO DO SINDICATO GARANTIU 159 REALOCAÇÕES DE TRABALHADORES

Trabalhadores em metais básicos voltam a sofrer grande preocupação com o desemprego no processo de reestruturação implementada no Salobo, Sossego e Onça Puma.
Recebemos no Sindicato um ofício da Vale Metais Básicos informando o desligamento de parte dos trabalhadores, com rescisões de contrato de trabalho, além de um “pacote adicional de indenização”.

Em reuniões nos dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro, o Sindicato pressionou a empresa para evitar as demissões dos trabalhadores e buscarmos com total empenho a realocação dos companheiros em outras unidades da Vale. No ofício da empresa encaminhado ao Sindicato, informam que priorizaram as realocações para a Vale S.A e Vale Metals, no Canadá, evitando a demissão de 159 trabalhadores.

O esforço pela manutenção do emprego, objetivo principal da existência de um sindicato, sofre um revés com a grande número de demissões. Estes trabalhadores, que receberam PLR próxima de 6 salários relativa a 2024 foram desligados e no “pacote adicional de indenização” informado pela empresa constam os seguintes pontos:

Desde o início o Sindicato trabalhou intensamente pela manutenção dos empregos e garantia de todos os direitos. Devemos lembrar nossa extraordinária mobilização no ano passado para reverter a interdição das minas do Sossego e de Onça Puma pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), com mobilização junto ao Governo do Estado, Governo Federal, Prefeituras Municipais das áreas atingidas, demonstrando o impacto social da interdição das minas. Defendemos não apenas os empregos mas a própria atividade, garantindo a atividade da empresa.

Agora vemos esta triste extração do homem de seu emprego, para tornar o negócio mais lucrativo, independente de argumentações da empresa que seria para reparar situação administrativa na definição de sua estrutura funcional e operacional.

Apesar do grande número de realocações, quaisquer números de demitidos só pode trazer sofrimento familiar, para todo o comércio e toda a sociedade que tem no trabalho sua principal fonte de vida.

Repudiamos as demissões para conter custos e aumentar lucros!

Metabase Carajás